Qual a importância de escolher uma atividade física ideal para você.
Amêndoa – Saúde a granel/// Outubro 15, 2021
Atividade física é benéfica para a promoção da saúde física e mental, porém isso não é incentivo suficiente para nos manter motivados a realiza-los. A preguiça, cansaço e outros fatores atrapalham nossa meta de ser mais “fitness”, fator que se agrava quando não gostamos daquele determinado tipo de exercício.
O prazer é o maior centro de recompensa imediata do nosso cérebro.
Quando fazemos algo que nos entregue esse reforço, a chance de abandono e desmotivação são extremamente baixas e encontramos a motivação para atingir nossos objetivos.
Isso porque, ao praticarmos exercícios que gostamos, os hormônios responsáveis pela felicidade, autoestima e prazer são liberados, potencializando os efeitos benéficos das praticas.
E esses mesmos hormônios, como a endorfina e serotonina, são importantes para combater diversas doenças, inclusive transtornos como depressão e ansiedade.
Defina seu objetivo
Antes de escolher uma atividade física, é importante saber o que você busca com ela – afinal, cada exercício produz efeitos diferentes no seu corpo. Para quem quer ganhar mais saúde, por exemplo, recomenda-se mesclar, ao longo da semana, três tipos de atividade: treinamentos cardiorespiratórios, de força e de flexibilidade.
No caso dos cardiorrespiratórios, a indicação é praticar 150 minutos por semana de atividade moderada ou 75 minutos de atividade intensa. As opções são muitas: caminhada, corrida, natação e bicicleta são alguns exemplos.
“Cada passo conta. Se você desceu do ônibus um ponto antes e caminhou um pouco a mais para chegar em casa, pode considerar esses minutos”, recomenda Charro.
Já os exercícios de força, como a musculação, devem ser feitos pelo menos duas vezes por semana, e os de flexibilidade, como os alongamentos, no mínimo uma vez por semana (mas, se possível, faça todos os dias).
Mas se o seu objetivo é estético e você quer reduzir gordura, por exemplo, deve apostar nas atividades chamadas de efeito geral, que utilizam mais de um sexto da musculatura esquelética e geram mais gasto calórico – como a caminhada ou a corrida. Se sua meta é aumentar a massa muscular, o mais indicado é procurar a musculação.
Experimente diferentes modalidades
Não tem jeito: se você não gosta da atividade que está praticando, dificilmente conseguirá permanecer nela por muito tempo. Por isso, é fundamental que você encontre algo que tenha prazer em fazer. “Essa tem que ser a melhor hora do teu dia”, enfatiza Jaeger.
A boa notícia é que há diversas opções para você experimentar. E essa é mesmo a melhor forma de saber o mais vai lhe agradar: pesquise, faça aulas experimentais, busque diferentes modalidades.
De acordo com Charro, atividades em grupo, que envolvam música ou que sejam praticadas ao ar livre tendem a trazer mais motivação. Quem sabe você começa por aí?
Busque orientação antes de começar
A avaliação física deve ser o primeiro passo de quem quer praticar uma atividade física – e também uma oportunidade de descobrir qual exercício é o mais adequado para você.
“O avaliador físico é quem vai ter o primeiro contato e pode dar algumas indicações de qual caminho seguir”, recomenda Charro. Com base nos resultados da avaliação, o profissional consegue dar sugestões e recomendações que equilibrem a necessidade e o perfil de cada pessoa.
Conclusão
O fator primordial, independente de qualquer outro fator, é: escolha aquela atividade que lhe proporcione prazer em realizá-la. A atividade física deve em primeiro lugar ser prazerosa.
O que vai diferenciar uma atividade física da outra é o gasto calórico. Algumas atividades podem queimar mais calorias do que outras. Algumas dão mais ênfase na aptidão aeróbia, por exemplo, spinning, enquanto outras na força (musculação), coordenação intra e intermusculares, velocidade, entre outros.
Há uma variedade de atividades físicas: musculação, ginástica localizada, hidroginástica, Step etc. Isso sem mencionar as modalidades desportivas, tais como: Futebol de Campo e Salão, Basquetebol, Voleibol, Natação, Artes Marciais, entre outras. Pesquise. Procure aquela que você melhor se adapte.
Tenha certeza de uma coisa. Não existe atividade física ruim e se for realizada com prazer, melhor ainda.
Mas para exercer uma atividade física, é necessário sempre seguir a recomendação médica. Faça um plano de saúde, realize um check-up e realize as atividades para ficar de bem com sua saúde.

Amêndoa: Saúde a granel
Queremos fornecer o alimento que nutre o nosso corpo, conforta nossa alma e aquece nosso coração. Somos uma empresa brasileira em sua verdadeira essência: criativa, divertida e correta acima de tudo.